Descrição do anúncio
Solar dos Pimentéis, construído em 1752 pela família dos Távora, é um dos mais emblemáticos marcos arquitetônicos do distrito de Bragança. Posteriormente, por Decreto Real, a propriedade foi transferida para a família Morais Pimentel, mantendo-se como um importante símbolo histórico da região.
A sua imponente fachada destaca-se pelas largas pilastras de bases robustas e salientes, típicas da arquitetura da segunda
metade do século XVIII. As molduras das janelas, com parapeitos ornamentados e remates ondulados, refletem o estilo barroco, conferindo ao palácio um charme singular. Uma curiosidade única é o fato de o imóvel possuir 365 portas e janelas uma para cada dia do ano.
O Solar faz parte de um empreendimento turístico inacabado que previa a existência de um hotel com 40 quartos, cujo projeto foi elaborado em 3 blocos, nomeadamente, bloco I onde encontra o edifício do Solar, bloco II vocacionado para turismo rural, com ginásio, piscinas cobertas e descobertas, campo de ténis de centro de equitação, e bloco III que previa a construção de uma zona de restauração recuperando e adaptando um antigo lagar de azeite. O projeto previa ainda implantar um capo de minigolfe, complementando a oferta com atividades para os visitantes, como passeios de todo-o-terreno, de cavalo e viagens de barco pelo Douro Internacional.
Situado na Estrada Nacional 221, na freguesia de Castelo Branco, concelho de Mogadouro, próximo da serra de Lagoaça e a poucos quilómetros do Rio Douro, o solar beneficia de uma localização privilegiada e é facilmente acessível pela IC5, situada a cerca de 2 km da propriedade.
O edifício principal é composto por quatro pisos preservando a traça original. As paredes exteriores em pedra, os vãos em granito e a cobertura em telha mantêm a autenticidade histórica do solar. Ao longo dos anos, foram realizadas ampliações que incluem a construção de cave e de corpos adjacentes, sem comprometer a imponência da fachada. O interior do edifício principal foi modernizado com lajes maciças, recuperação do telhado e alvenarias internas, respeitando o projeto original.
No rés-do-chão, destacam-se o hall de entrada, uma sala e um salão/restaurante e cozinha de apoio. Os primeiros e segundos
andares são destinados a quartos/suítes, enquanto a cave, adicionada posteriormente, prevê uma sala de eventos, piscina interior, copa, bar e áreas técnicas. Esta área está conectada a um corpo adjacente em construção, com três pisos: dois dedicados a suítes e um para estacionamento. As estruturas e alvenarias da ampliação e das boxes já estão edificadas, e o corpo frontal ao edifício principal encontra-se com cobertura e paredes exteriores concluídas, estando o interior ainda em fase de acabamento.
Imóvel de banca a aceitar propostas até às 17h do dia 27/10/2025.
Venha conhecer!