Descrição do anúncio
Imóvel localizado no Monte do Pero Guerreiro, freguesia de Almodôvar, concelho de Almodôvar, distrito de Beja, região do Baixo Alentejo.
Trata-se de uma propriedade com componente rústica e urbana, com a área total de 37,8 hectares (378.000 m²), que conjuga espaços florestais, agrícolas e construtivos.
A propriedade integra três núcleos edificados distintos: dois localizados em proximidade entre si, formando um pequeno conjunto habitacional e de apoio agrícola e um terceiro núcleo situado orientado para a Ribeira de Oeiras, em zona de maior aptidão rústica, reforçando a multifuncionalidade do imóvel entre as componentes habitacional, produtiva e natural. O núcleo edificado principal apresenta uma área total de 306,7 m², o segundo núcleo (apoio agrícola) dispõe de 114,5 m², e o terceiro núcleo possui cerca de 166 m², perfazendo 587,2 m² de área edificada no total.
Todas as construções necessitam de requalificação, mas apresentam um elevado potencial construtivo, complementar e de ampliação, permitindo recuperar o existente. As características naturais e a relação direta com a Ribeira de Oeiras, reforçam o potencial de desenvolvimento de projetos combinados, nomeadamente agroflorestais, habitação, turismo em espaço rural ou de natureza, bem como pequenas zonas de regadio ou hortas sustentáveis.
O terreno apresenta na generalidade uma orografia ondulada a moderada, zonas de maior densidade arbórea (azinheiras e sobreiros) e áreas de vegetação espontânea, que se estendem até à Ribeira de Oeiras, com a qual confronta ao longo de 1.600 metros. Beneficia ainda de um poço (antiga nora de água) e condições para reforço dos recursos hídricos e respetiva exploração.
O acesso à propriedade pode ser realizado por duas alternativas em estrada asfaltada, sendo que se percorre previamente um troço em terra batida, de 2 570 metros pela Estrada Nacional (EN2) ou de 3 658 metros pela estrada municipal.
Encontra-se a 5 km da sede de concelho, designadamente a vila de Almodôvar (onde se encontram todos bens e serviços essenciais, incluindo comércio, saúde, educação, polícia, pequenas indústrias, equipamentos sociais, culturais e desportivos, zonas de lazer, áreas verdes, parque de caravanismo, etc.), a 15 km do acesso à autoestrada A2 que assegura ligação direta a Lisboa (a cerca de 201 km) e ao Algarve (a cerca de 51,3 km). Em alternativa, pela Estrada Nacional EN2, dista aproximadamente 61,1 km de Loulé e 74,9 km do Aeroporto de Faro.
Este imóvel distingue-se pela dimensão e diversidade do terreno, pelo património edificado com forte potencial de recuperação e pelos recursos naturais disponíveis, possibilitando tanto a continuidade da sua vocação agrícola e florestal como a implementação de projetos turísticos diferenciadores que acrescentem dinamismo económico ao território.
Nem sempre a máxima e melhor utilização de um imóvel é observável numa primeira fase. É nesse ponto que a nossa equipa pode e pretende também intervir, para uma análise técnica que permita interpretar e alcançar todo esse mesmo potencial, assim como a sua adaptabilidade a um qualquer projeto.
Vídeo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OuuXQ0UvLfs